MODELO CONCEITUAL PARA FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES ESTRATÉGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA

Autores

  • Ricardo Alexandre Diogo Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0001-7158-9316
  • Armando Kolbe Junior Universidade Federal de Santa Catarina
  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo de Freitas Rocha Loures Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Palavras-chave:

Educação em Engenharia, Tecnologias Educacionais, Smart Education, Modelo Conceitual, Lightweight CommonKADS

Resumo

A Transformação Digital demanda mudanças e modernização nos cursos de graduação em engenharia. Apesar das diretrizes curriculares nacionais de 2019 conduzirem a um processo de transformação na Educação em Engenharia, as instituições de ensino superior ainda carecem de ferramentas apropriadas para formar profissionais alinhados com as demandas da Indústria 4.0 e Sociedade 5.0. O objetivo do trabalho é propor um modelo conceitual para orientar a atualização dos cursos, levando em consideração o cenário da Transformação Digital. O modelo conceitual foi projetado com o suporte de uma ferramenta da Engenharia do Conhecimento e validado por especialistas em Educação em Engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Diogo, R. A., Kolbe Junior, A., Santos, N. dos, & de Freitas Rocha Loures, E. (2023). MODELO CONCEITUAL PARA FORMULAÇÃO DE DIRETRIZES ESTRATÉGICAS PARA A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1447