PROTO-PERSONAS

AGILIDADE NA IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE IDEAL

Autores

  • Aline de Brittos Valdati UFSC
  • Eduardo Trauer Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

proto-personas, cliente ideal, orientação ao mercado

Resumo

Esta pesquisa visa contribuir para a compreensão prática do uso de proto-personas no contexto do marketing, com enfoque na definição  ágil do perfil de cliente ideal em um cenário de dados limitados, mas com expertise interna sobre seu público. O estudo aborda a evolução do pensamento mercadológico até o uso de buyer personas e proto-personas. Como resultado apresenta um exemplo de proto-persona, contribuindo para a compreensão prática da agilidade na identificação do cliente ideal. Isso oferece orientação para estratégias de marketing que visam atrair potenciais clientes, considerando suas percepções de valor no contexto do café especial. Além disso, essa metodologia tem potencial para ser aplicada a diversos tipos de negócios, servindo como um guia para organizações que desejam adotar abordagens ágeis na compreensão de seu público-alvo.

Biografia do Autor

Eduardo Trauer, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em engenharia e gestão do conhecimento. Abordou a representação do conhecimento no sistema de agronegócios de cafés especiais na universidade federal de santa catarina, concluiu o mestrado em inteligência aplicada pela universidade federal de santa catarina em 1998. Foi um dos fundadores do segundo laboratório de realidade virtual do brasil, localizado na ufsc. Foi coordenador dos cursos de administração da estácio de sá de santa catarina e coordenador e chefe de departamento de administração empresarial da esag/udesc, onde é professor de marketing digital e de geração de ideias e modelagem de negócios na graduação

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Valdati, A. de B., & Trauer, E. (2023). PROTO-PERSONAS: AGILIDADE NA IDENTIFICAÇÃO DO CLIENTE IDEAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1501

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