AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Roberta Begrow UFSC
  • Marcelo Macedo

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a Distância

Resumo

Por possibilitar uma grande veiculação de informações, os AVA estão cada vez mais
presentes no âmbito educacional. No entanto, é necessário pontuar que o modelo de EaD não
alcança sua máxima potencialidade por ser, na maioria dos casos, uma réplica digital dos
modelos tradicionais de ensino. Por este motivo, faz-se necessário investigar o processo de
elaboração destes AVA, quais os processos de GC estão sendo aplicados no design
instrucional destes e, parametrizar se a GC alcança engajamento e efetividade necessária para
um ensino de qualidade. Para o desenvolvimento do trabalho, uma revisão sistematizada foi
desenvolvida, resultando na análise de 22 artigos de um universo inicial de 49 artigos.
Resultados demonstraram que embora a demanda de cursos no EaD tenha aumentado em
virtude da pandemia, a GC ainda é um processo pouco ou nada explorado pelas organizações
de ensino.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Begrow, R., & Macedo, M. (2023). AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1527