REDES DE PESQUISA COLABORATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Aline Wrege Vasconcelos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Laura Pertile Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marily Dilamar da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marlise de Almeida Fernandez Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina
  • Solange Maria da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Redes de pesquisa colaborativa, Ensino Superior, Colaboração Científica

Resumo

Este estudo explora os fatores críticos para o sucesso de redes de pesquisa colaborativa no ensino superior, com foco em sua formação, desenvolvimento e operação. Uma revisão integrativa da literatura foi conduzida usando os bancos de dados ERIC, Web of Science (WOS) e Scopus. As descobertas revelam que fatores estruturais, funcionais e avaliativos impactam significativamente a eficácia da rede, com a integração de tecnologias de informação e comunicação (TIC) desempenhando um papel crucial na facilitação da colaboração entre equipes geograficamente dispersas. O estudo ressalta a importância de políticas públicas que apoiam redes colaborativas, destacando a necessidade de integração, diversidade, financiamento e compartilhamento de conhecimento para aprimorar a colaboração científica no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Wrege Vasconcelos, A., Pertile, L. ., Dilamar da Silva, M., de Almeida Fernandez Ramos, M. ., Aparecida Dandolini, G. ., & Maria da Silva, S. . (2024). REDES DE PESQUISA COLABORATIVA NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1550