INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS MODELOS E APLICAÇÕES

Autores

  • LUCAS BASTIANELLO SCREMIN INSTITUITO FEDEDAL DE SANTA CATARINA/UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • HANS MICHAEL VAN BELLEN Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Este artigo examina os modelos de indicadores de sustentabilidade elaborados para o contexto das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, fundamentais para a promoção de práticas sustentáveis e a orientação de decisões estratégicas. A partir de uma revisão integrativa da literatura e do método snowball, foram analisados 15 estudos que abordam modelos de avaliação da sustentabilidade em IES brasileiras. Os resultados destacam a diversidade e a complexidade dos modelos existentes, desde abordagens amplas até específicas, evidenciando a necessidade de adaptação ao contexto local para maior eficácia. Esta diversidade sublinha a importância de desenvolver indicadores mais precisos e aplicáveis, essenciais não apenas para o avanço das
práticas sustentáveis nas IES, mas também para maximizar seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

BASTIANELLO SCREMIN, L., & VAN BELLEN, H. M. (2024). INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS MODELOS E APLICAÇÕES. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1572