TRANSFORMAÇÃO ECONÔMICA: O PAPEL DA COOPERAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CIVIL, GOVERNO E ACADEMIA NA CRIAÇÃO DE UMA CULTURA EMPREENDEDORA

Autores

  • Estela Boiani UFSC
  • Armando Luciano Carvalho Agostini EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil
  • Magda Camargo Lange Ramos EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil
  • Arthur Sanders EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil
  • Acácia Rosar EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil

Palavras-chave:

Cultura Empreendedora, Transformação Social, Cidades Criativas, Sustentabilidade, Desenvolvimento Local

Resumo

A cultura empreendedora, impulsionada pela sociedade civil, pode ser a chave para essa transformação. O artigo explora a liderança da sociedade civil como promotora do desenvolvimento local por meio de iniciativas inovadoras, caracterizadas pela inovação, tolerância ao erro, resiliência e colaboração. O papel da Pedagogia Empreendedora está na formação de indivíduos capazes de liderar mudanças, com diversos exemplos que destacam a importância da Hélice da Inovação para conectar universidades, empresas, governo e sociedade civil. Nos Resultados e Discussões, a análise de casos de comunidades transformadas demonstra o potencial da cultura empreendedora. Conclui-se que a cultura empreendedora, aliada à liderança da sociedade civil e à implementação de políticas públicas adequadas, pode ser um poderoso instrumento para transformar comunidades dependentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Luciano Carvalho Agostini, EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-Graduação do Curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Mestre em Ciências Jurídicas com dupla titulação na Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e na Universidade de Alicante na Espanha. Especialista em Direito e Gestão Ambiental, pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina de Santa (Cesusc), com Metodologia de Ensino Superior, bem como Pós-graduado (Lato sensu) em Direito Administrativo e Administração Pública (2006), pelo Cesusc; Graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e em Química (Bacharel/Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação (IGTI) e do núcleo EntusIAstas, ambos do PPGEGC da Ufsc. Servidor Público lotado na Consultoria Legislativa da Alesc e Advogado inscrito na OAB/SC 22460. Autor dos Livros: "Sistema de Repartição de Competências Legislativas em Matéria Ambiental, sob a égide do Federalismo", (1.ed. Florianópolis: Habitus Editora, 2021) e "Alterações do Código do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (Habitus Editora, 2022).

Magda Camargo Lange Ramos, EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2012). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1977). Bibliotecária documentalista da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora de Metodologia da Pesquisa e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial da Faculdade SENAI/SC-SÃO JOSÉ.

Arthur Sanders , EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil

Graduado em Ciência de Dados, pós-graduando em IA e Machine Learning, com MBA Executivo em ESG e Impacto. É empresário, consultor e palestrante em inovação tecnológica e captação de recursos para projetos de inovação, com foco em risco tecnológico. Liderou e criou projetos de inovação nacionais e internacionais, detém patentes e é membro do INERGE. Ex-coordenador de tecnologia do Projeto 14bis do Ministério do Esporte, é atualmente pesquisador no LabCHIS, estudando modelos de gestão baseados em IA para Cidades Ubíquas e Sustentáveis.

Acácia Rosar, EGC – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis-SC, Brasil

Possui licenciatura em Inglês (1997) e Português (2010) pela UFSC, pós-graduação em Computação Forense e Perícia Digital (2022) pela Universidade Anhanguera Uniderp, e mestrado em Letras (Inglês e Literatura) pela UFSC (2001). Contemplada no Sinapse da Inovação em 2012 e no Programa Catalisa ICT - Planos de Inovação 2022. Atuou como gerente de filial na Alterdata Software, uma das 200 maiores empresas de tecnologia do Brasil, e como professora no Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e na UNISUL. Tem experiência em negócios tecnológicos e PI (INPI), linguística de corpus, linguística aplicada e TI, com foco em ensino de línguas estrangeiras, linguística computacional, computação forense e gestão da inovação.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Boiani, E., Carvalho Agostini, A. L., Camargo Lange Ramos, M., Sanders Jr., A. P. ., & Rosar, A. (2024). TRANSFORMAÇÃO ECONÔMICA: O PAPEL DA COOPERAÇÃO ENTRE SOCIEDADE CIVIL, GOVERNO E ACADEMIA NA CRIAÇÃO DE UMA CULTURA EMPREENDEDORA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1638