OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Ivam Galvão Filho UFSC
  • M.Sc. Gustavo Madeira da Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dra. Magda Camargo Lange Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dra. Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

revisão integrativa, aprendizagem em matemática, Objetos de Aprendizagem (OAs)

Resumo

A utilização de Objetos de Aprendizagem (OAs) vem ao encontro da educação digital como forma de apoiar a aprendizagem dos alunos em Matemática, considerando que, aprender Matemática não é uma tarefa considerada fácil no contexto escolar. O objetivo deste artigo é compreender como os OAs são utilizados na educação em Matemática e qual a sua relevância para a aprendizagem dos alunos. Para isto foi realizada uma revisão integrativa da literatura, consultando as bases de dados SciElo e IEEE Xplore no período de 2012 a 2022. Foram encontrados 452 artigos e, após a análise, selecionou-se 10 trabalhos para compor o estudo. Os resultados apontam que, a implementação de OAs no contexto do ensino em Matemática é de suma importância, mas, precisa estar acompanhada de reflexão e planejamento por parte dos docentes.

Biografia do Autor

M.Sc. Gustavo Madeira da Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em "Investigación Social Aplicada al Medio Ambiente" pela Universidade Pablo de Olavide (UPO/ESP). Possui MBA em Gestão Ágil de Projetos pela Federação da Industria de Santa Catarina (FIESC/SENAI). Possui pós-graduação Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialização em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e Especialização em Direito Ambiental pela UNISUL. Professor da UNISUL onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Professor da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (ACADEPOL) onde ministra aulas em cursos de pós-graduação. É membro do Núcleo de Pesquisa em "Inteligência, Gestão e Tecnologia para Inovação" vinculado ao PPGEGC/UFSC. Delegado de Polícia da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) onde exerce a função de Diretor de Inteligência. Atua nas áreas de direito público, tecnologia e inovação em segurança pública e planejamento e gerenciamento de projetos de segurança pública.

Dra. Magda Camargo Lange Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Especialista em Gestão Universitária pela UFSC. Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFSC. Docente Presencial e EAD na UniSENAI/Florianópolis, ministrando Unidades Curriculares como Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento, Relações Humanas, Comunicação Oral e escrita, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa, dentre outras, atuando também na orientação de TCCs de Cursos de Graduação e Pós Graduação, desde 2006 até a presente data.

Dra. Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da UniversidadeFederal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE)https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Galvão Filho, I., Madeira da Silveira, G., Camargo Lange Ramos, M., & Ribas Ulbricht, V. (2023). OBJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1389