O MAS-COMMONKADS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A MODELAGEM ORIENTADA A AGENTES

Autores

  • Ivam Galvão Filho UFSC
  • Gustavo Madeira da Silveira UFSC
  • Jéferson de Oliveira Mello UFSC
  • Vânia Ribas Ulbricht UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1070

Palavras-chave:

CommonKADS, MAS-CommonKADS, MAS, Modelo de Agentes

Resumo

O MAS-CommonKADS é uma extensão da metodologia CommonKADS utilizada na gestão do conhecimento em organizações e desenvolvimento de sistemas de tarefas intensivas de conhecimento. Nosso principal objetivo neste trabalho é a de realizar uma revisão integrativa sobre o MAS-CommonKADS e a modelagem de agentes. A abordagem adotada foi a de pesquisa qualitativa e na revisão da literatura foram encontrados 16 artigos, aos quais foram integrados 8 trabalhos considerados relevantes à pesquisa, totalizando 24 textos. Acreditamos que esta revisão venha a servir de referência para estudos posteriores sobre o MAS-CommonKADS e a modelagem orientada a agentes, além de contribuir para um melhor entendimento sobre o tema e evolução da metodologia CommonKADS e MAS-CommonKADS.

Biografia do Autor

Ivam Galvão Filho, UFSC

Analista e Desenvolvedor de Sistemas. Formado em Análise de Sistemas com  MBA em Design Thinking. Atualmente é mestrando em Engenharia do Conhecimento pela UFSC. Autor de "Estilos Cognitivos e de Aprendizagem" e "Criatividade e Inovação".

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Galvão Filho, I., Madeira da Silveira, G., de Oliveira Mello, J., & Ribas Ulbricht, V. (2022). O MAS-COMMONKADS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A MODELAGEM ORIENTADA A AGENTES. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1070