COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EMERGENTES COMO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE ESTÉTICA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Patricia Gesser da Costa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Paulo César Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Inara Antunes Vieira Willerding Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Édis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

competências empreendedoras emergentes, empreendedorismo, empreendedores, profissionais de saúde estética, organizações de saúde estética

Resumo

Empreender se torna cada vez mais desafiador, em tempos onde constantes avanços científicos e tecnológicos fazem parte do dia-a-dia de organizações em saúde estética. A classificação das competências de modo temporal, apresentada por Sparrow e Bognano (1993) serve como cenário para este estudo, baseado na dissertação de mestrado de um dos autores. O artigo almeja responder a pergunta de pesquisa: Qual a relevância das competências empreendedoras emergentes para o fomento do empreendedorismo em saúde estética? Por meio de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science selecionou-se 11 estudos que apresentam, de diversas formas, competências empreendedoras estratégicas para garantir a criação e o desenvolvimento de organizações em saúde estética, fomentando o empreendedorismo neste mercado altamente concorrido e lucrativo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Processamentos de Dados pela Fundação Universitária da Região de Joinville. Atuou como analista de sistemas sênior nas empresas Consul, Embraco, RM Sistemas, Instituto Vias, Banco do Estado de Santa Catarina - BESC. Foi Professor do curso Técnico em Informática e Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenador e professor do curso de Sistemas de Informação da ASSESC, Coordenador e Professor dos cursos Superiores de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Banco de Dados da Faculdade ASSESC, Coordenador e Professor dos cursos Superiores de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Banco de Dados da Faculdade CESUSC, Atuou como professor dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistema e Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade Senac. Membro do grupo de pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia do diretório de grupos de pesquisa do CNPQ, qualificado pela UFSC.

Inara Antunes Vieira Willerding, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Pós-doutora, doutora e mestre em gestão do conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduada em administração. MBA em Psicologia Organizacional. Possui formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®. Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI/UFSC/CNPq), organizadora e autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos especializados. Consultora organizacional nas áreas de: gestão do capital humano, desenvolvimento do potencial humano, aspectos comportamentais da gestão de pessoas, organizações saudáveis com foco na equidade e no equilíbrio do bem-estar dos colaboradores, diversidade e inclusão, autoconhecimento, inteligência emocional e social, empreendedorismo, criatividade e inovação, bem como na performance das organizações e do potencial humano em prol de organizações saudáveis. 

Édis Mafra Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Édis Mafra Lapolli é doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc - France).Engenheira civil, Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e coordenadora (de mar/2017 ao presente) da área de Gestão do Conhecimento (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina); Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; coordenadora de projetos da Editora Pandion. Líder do Grupo de Pesquisa Inovação em ciência e Tecnologia (UFSC/CNPq). Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores - ENE da UFSC. Coordenou vários projetos de Pesquisa e de Extensão. É autora de livros, capítulos de livros e de vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Gesser da Costa, P., Lapolli, P. C., Antunes Vieira Willerding, I., & Mafra Lapolli, Édis. (2023). COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS EMERGENTES COMO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO EM SAÚDE ESTÉTICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA . Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1451

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)