A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Patricia Gesser da Costa Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Vitória Augusta Braga de Souza Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Paulo César Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Inara Antunes Vieira Willerding Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Édis Mafra Lapolli Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Palavras-chave:

inteligência competitiva, práticas de inteligência competitiva, gestão da inovação, gestão do conhecimento, organizações de saúde

Resumo

No setor da saúde, devido aos avanços científicos e tecnológicos, existe uma hiper competição, as vantagens competitivas são rapidamente perdidas, exigindo que as organizações criem constantemente outras vantagens para sobreviverem e crescerem. Este artigo tem por objetivo responder à pergunta de pesquisa: Quais os benefícios da inteligência competitiva (IC) para o desenvolvimento das organizações de saúde? Realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science. Os 11 estudos selecionados apresentam duas formas de análise dos benefícios da IC para as organizações em saúde: o primeiro diz respeito aos procedimentos, tarefas, estratégias, e tomadas de decisões. A segunda, refere-se a fatores ligados aos pacientes na melhoria da comunicação, do fluxo de informações, na redução de tempo de atendimento, na percepção de qualidade e na assertividade de diagnósticos.

Biografia do Autor

Vitória Augusta Braga de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Vitória Augusta Braga de Souza é pós doutora e doutora em Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás . Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI/UFSC/CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa sobre Empreendedorismo Rural-FACE/UFG. Palestrante de empreendedorismo. Professora efetiva da Universidade Federal de Goiás ministra as disciplinas de Produção; Logística e Administração de Materiais. Professora do Mestrado de Administração PPGADM/FACE/UFG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, agricultura familiar, empreendedorismo e extensão rural. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de evento.

Paulo César Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Processamentos de Dados pela Fundação Universitária da Região de Joinville. Atuou como analista de sistemas sênior nas empresas Consul, Embraco, RM Sistemas, Instituto Vias, Banco do Estado de Santa Catarina - BESC. Foi Professor do curso Técnico em Informática e Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenador e professor do curso de Sistemas de Informação da ASSESC, Coordenador e Professor dos cursos Superiores de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Banco de Dados da Faculdade ASSESC, Coordenador e Professor dos cursos Superiores de Tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Banco de Dados da Faculdade CESUSC, Atuou como professor dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistema e Gestão de Tecnologia da Informação da Faculdade Senac. Membro do grupo de pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia do diretório de grupos de pesquisa do CNPQ, qualificado pela UFSC.

Inara Antunes Vieira Willerding, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Pós-doutora, doutora e mestre em gestão do conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduada em administração. MBA em Psicologia Organizacional. Possui formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®. Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI/UFSC/CNPq), organizadora e autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos especializados. Consultora organizacional nas áreas de: gestão do capital humano, desenvolvimento do potencial humano, aspectos comportamentais da gestão de pessoas, organizações saudáveis com foco na equidade e no equilíbrio do bem-estar dos colaboradores, diversidade e inclusão, autoconhecimento, inteligência emocional e social, empreendedorismo, criatividade e inovação, bem como na performance das organizações e do potencial humano em prol de organizações saudáveis. 

Édis Mafra Lapolli, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Édis Mafra Lapolli é doutora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc - France).Engenheira civil, Professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e coordenadora (de mar/2017 ao presente) da área de Gestão do Conhecimento (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina); Consultora Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; coordenadora de projetos da Editora Pandion. Líder do Grupo de Pesquisa Inovação em ciência e Tecnologia (UFSC/CNPq). Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores - ENE da UFSC. Coordenou vários projetos de Pesquisa e de Extensão. É autora de livros, capítulos de livros e de vários artigos em periódicos especializados e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Gesser da Costa, P., Braga de Souza, V. A., Lapolli, P. C., Antunes Vieira Willerding, I., & Mafra Lapolli, Édis. (2023). A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA APLICADA ÀS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1441

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)