ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS SÃO SAUDÁVEIS? UMA ABORDAGEM UTILIZANDO CONJUNTOS DIFUSOS

Autores

  • VITORIA DE SOUZA Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-6231-529X
  • Édis Mafra Lapolli Univesidade Federal de Santa catarina
  • Inara Antunes Vieira Willerding Univesidade Federal de Santa catarina
  • Aline Debize de Fraga Univesidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1339

Palavras-chave:

Organizações empreendedoras, organizações saudáveis, conjuntos difusos, revisão sistemática.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar o estado da arte do tema organização empreendedora são organizações saudáveis, e para entender essa relação elaborou-se a pergunta: organizações empreendedoras são saudáveis? Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science utilizando da metodologia composta de 8 passos elaboradas por Willerding and Lapolli, 2014 e para selecionar os artigos utilizou-se a metodologia PRISMA. Foram encontrados 205 artigos que foram analisados por meio do software VOSviewer para entender se existia artigos relevantes a pesquisa. Após usar os critérios de exclusão e inclusão, foram selecionados 19 artigos e que foram lidos e analisados em sua totalidade. Pode-se concluir que o tema  está sendo estudado a pouco tempo e possuí poucas publicações na área que descrevem as caracteristicas de uma organização saudável.

Biografia do Autor

VITORIA DE SOUZA, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina 2002 (PPGEGC/UFSC) (). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1989) . Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI/UFSC/CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa sobre Empreendedorismo Rural-FACE/UFG. Palestrante de empreendedorismo. Professora efetiva da Universidade Federal de Goiás ministra as disciplinas de Produção; Logística e Administração de Materiais. Professora do Mestrado de Administração PPGADM/FACE/UFG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, agricultura familiar, empreendedorismo e extensão rural. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de evento.

Édis Mafra Lapolli, Univesidade Federal de Santa catarina

Édis Mafra Lapolli é doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc - França).Engenheiro Civil, Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e coordenador (de março/2017 até o presente) da área de Gestão do Conhecimento (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina); Consultor Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; coordenador de projetos da Editora Pandion. Líder do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (UFSC/CNPq). Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores - ENE da UFSC. Coordenou diversos projetos de Pesquisa e Extensão. É autora de livros, capítulos de livros e diversos artigos em revistas especializadas e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Inara Antunes Vieira Willerding, Univesidade Federal de Santa catarina

Pós-doutora, doutora e mestre em gestão do conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduada em administração. Possui formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®. Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI/UFSC/CNPq), organizadora e autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos especializados. Consultora organizacional nas áreas de: gestão do capital humano, desenvolvimento do potencial humano, aspectos comportamentais da gestão de pessoas, organizações saudáveis com foco na equidade e no equilíbrio do bem-estar dos colaboradores, diversidade e inclusão, autoconhecimento, inteligência emocional e social, empreendedorismo, criatividade e inovação, bem como na performance das organizações e do potencial humano em prol de organizações saudáveis.

Aline Debize de Fraga, Univesidade Federal de Santa catarina

Mestranda no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa CoMovI - Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação. Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (2016). Especialização em Liderança e Coaching pela Faculdade Estácio de Florianópolis concluído em 2019. Formação complementar em Análise Comportamental, Facilitação em Comunicação não violenta e Coaching. Atua com Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção para pequenas empresas.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

DE SOUZA, V., Mafra Lapolli, Édis, Antunes Vieira Willerding, I., & Debize de Fraga, A. (2023). ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS SÃO SAUDÁVEIS? UMA ABORDAGEM UTILIZANDO CONJUNTOS DIFUSOS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1339

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)