ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS SÃO SAUDÁVEIS? UMA ABORDAGEM UTILIZANDO CONJUNTOS DIFUSOS

Autores

  • VITORIA DE SOUZA Universidade Federal de Goiás https://orcid.org/0000-0002-6231-529X
  • Édis Mafra Lapolli Univesidade Federal de Santa catarina
  • Inara Antunes Vieira Willerding Univesidade Federal de Santa catarina
  • Aline Debize de Fraga Univesidade Federal de Santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1339

Palavras-chave:

Organizações empreendedoras, organizações saudáveis, conjuntos difusos, revisão sistemática.

Resumo

Este artigo tem por objetivo estudar o estado da arte do tema organização empreendedora são organizações saudáveis, e para entender essa relação elaborou-se a pergunta: organizações empreendedoras são saudáveis? Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e Web of Science utilizando da metodologia composta de 8 passos elaboradas por Willerding and Lapolli, 2014 e para selecionar os artigos utilizou-se a metodologia PRISMA. Foram encontrados 205 artigos que foram analisados por meio do software VOSviewer para entender se existia artigos relevantes a pesquisa. Após usar os critérios de exclusão e inclusão, foram selecionados 19 artigos e que foram lidos e analisados em sua totalidade. Pode-se concluir que o tema  está sendo estudado a pouco tempo e possuí poucas publicações na área que descrevem as caracteristicas de uma organização saudável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

VITORIA DE SOUZA, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina 2002 (PPGEGC/UFSC) (). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Goiás (1989) . Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI/UFSC/CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa sobre Empreendedorismo Rural-FACE/UFG. Palestrante de empreendedorismo. Professora efetiva da Universidade Federal de Goiás ministra as disciplinas de Produção; Logística e Administração de Materiais. Professora do Mestrado de Administração PPGADM/FACE/UFG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, agricultura familiar, empreendedorismo e extensão rural. É autora de capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e em anais de evento.

Édis Mafra Lapolli, Univesidade Federal de Santa catarina

Édis Mafra Lapolli é doutor e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC com pós-doutorado em Sistemas de Informação pela Université de Montpellier II (Scien. et Tech. Du Languedoc - França).Engenheiro Civil, Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e coordenador (de março/2017 até o presente) da área de Gestão do Conhecimento (UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina); Consultor Organizacional nas áreas de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento do Potencial Humano e Empreendedorismo e; coordenador de projetos da Editora Pandion. Líder do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (UFSC/CNPq). Foi diretora da Escola de Novos Empreendedores - ENE da UFSC. Coordenou diversos projetos de Pesquisa e Extensão. É autora de livros, capítulos de livros e diversos artigos em revistas especializadas e em anais de eventos e orientou dezenas de mestres e doutores.

Inara Antunes Vieira Willerding, Univesidade Federal de Santa catarina

Pós-doutora, doutora e mestre em gestão do conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC). Graduada em administração. Possui formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR®. Professora do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (CoMovI/UFSC/CNPq), organizadora e autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos especializados. Consultora organizacional nas áreas de: gestão do capital humano, desenvolvimento do potencial humano, aspectos comportamentais da gestão de pessoas, organizações saudáveis com foco na equidade e no equilíbrio do bem-estar dos colaboradores, diversidade e inclusão, autoconhecimento, inteligência emocional e social, empreendedorismo, criatividade e inovação, bem como na performance das organizações e do potencial humano em prol de organizações saudáveis.

Aline Debize de Fraga, Univesidade Federal de Santa catarina

Mestranda no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do grupo de pesquisa CoMovI - Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação. Graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (2016). Especialização em Liderança e Coaching pela Faculdade Estácio de Florianópolis concluído em 2019. Formação complementar em Análise Comportamental, Facilitação em Comunicação não violenta e Coaching. Atua com Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção para pequenas empresas.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

DE SOUZA, V., Mafra Lapolli, Édis, Antunes Vieira Willerding, I., & Debize de Fraga, A. (2023). ORGANIZAÇÕES EMPREENDEDORAS SÃO SAUDÁVEIS? UMA ABORDAGEM UTILIZANDO CONJUNTOS DIFUSOS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1339

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)