REFORMULAÇÃO DE UMA TAXONOMIA DE OAS AUDIOVISUAIS NO PROGRAMA CEURS POR MEIO DA NEOAPRENDIZAGEM

Autores

  • Leonardo Enrico Schimmelpfeng PPGEGC/UFSC
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Neoaprendizagem, Agenda 2030, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, fluxo de produção para OAs.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reformulação para a proposta de um Fluxo de  Produção e de uma Taxonomia de Objetos de Aprendizagem (OAs) Audiovisuais para  mobilizar os processos de ensino-aprendizagem dos Objetivos de Desenvolvimento  Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A pesquisa propõe uma nova organização para os OAs, considerando as descobertas feitas nos estudos anteriores, além de incorporar princípios da Neoaprendizagem e estratégias de coprodução de conhecimento. A reformulação visa aumentar a flexibilidade, personalização e aplicabilidade dos OAs por meio do trabalho em equipe em ambientes digitais. que foram aplicados no Programa CEURS (Capacitação e Estudos Urbanos para Sustentabilidade). A nova taxonomia visa aprimorar o processo de construção de cursos on-line voltados para melhorar o desempenho do trabalho, sua coesão e a eficácia das ações das equipes.

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Biografia do Autor

Roberto Carlos dos Santos Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Roberto Carlos dos Santos Pacheco holds a Ph.D. in Production Engineering (UFSC, 1996). He is a professor at the Department of Knowledge Engineering at UFSC, where he was one of cofounders (in 2004) and latter coordinator of the Graduate Program in Engineering and Knowledge Management (EGC/UFSC). His research areas are e-government, strategic management of information and knowledge management and engineering. In the last 15 years he led several projects, including Lattes Platform (CNPq, 1997-2004), ScienTI Network (internationalization of the Lattes Platform in 11 countries, 2001-2003), Innovation Portal (CGEE/MCTI, since 2004); Portal SINAES (INEP/MEC, 2005-2007), public governance - Platform Aquarius (CGEE/MCTI, 2011-2013), National Portal of competences in health surveillance (DC-VISA - ANVISA, 2007), National Portal of competences in environmental education (DC-SIBEA - MMA , 2007) and system of indicators for the FAPs – State ST&I Foundations in Brazil (SIFAPS - CONFAP, since 2009). He is the founder and a researcher at the Instituto Stela, in collaboration with the EGC/UFSC. He is a member of technical-scientific committees (including CAPES , FAPESC , FAPEMIG , IEL , SBGC). His academic profile includes more than 480 coauthors, with more than 200 publications (including articles, books, chapters and proceedings), and software and technical advisory activities and scientific-technical cooperation (including the organization of several events). He supervised 30 master's theses, 22 PhD dissertations and 31 undergraduate projects.

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Schimmelpfeng, L. E., & dos Santos Pacheco, R. C. (2024). REFORMULAÇÃO DE UMA TAXONOMIA DE OAS AUDIOVISUAIS NO PROGRAMA CEURS POR MEIO DA NEOAPRENDIZAGEM. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1650

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