IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Julius Diego de France Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauricio Henning
  • Solange Maria da Silva
  • Giovani Gracioli
  • Vinicius Faria Culmant Ramos Faria Culmant Ramos

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Educação Superior, Ensino, Aprendizagem

Resumo

Este artigo investiga os impactos da IA na educação superior, destacando personalização do ensino, aprendizagem adaptativa, automatização de tarefas, tutoria e suporte ao estudante, além da geração automática de feedback. O objetivo é explorar as interligações entre IA e educação superior, oferecer uma visão do estado atual da pesquisa e identificar lacunas e tendências. A metodologia inclui uma revisão sistemática da literatura, com 268 estudos das bases Web of Science, Scielo e Scopus, resultando em 55 artigos analisados. Os resultados mostram a crescente utilização da IA na educação, com destaque para clusters como inteligência artificial na educação e resultados de aprendizagem, detalhados no estudo. Os resultados da pesquisa apontam para a crescente utilização e impactos da IA na educação superior, estruturados a partir dos clusters.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

France Santos, J. D. de, Henning, M., da Silva , S. M., Gracioli, G., & Faria Culmant Ramos, V. F. C. R. (2024). IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1654