ANÁLISE DA CAPACIDADE ABSORTIVA NO PROCESSO CRIATIVO

Autores

  • Caroline Esther Buss Universidade Feevale
  • Vanessa Theis Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Raquel Engelman Machado
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale

Palavras-chave:

Capacidade Absortiva; Processo Criativo; Indústria Criativa.

Resumo

Este estudo objetiva evidenciar a capacidade absortiva no processo criativo em três agências de publicidade e propaganda localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Em termos metodológicos, o estudo teve abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas em profundidade com profissionais das agências analisadas. Os resultados da pesquisa apresentam evidências de aspectos do constructo teórico da capacidade absortiva no processo criativo, bem como, permitem comparar os processos internos nas diferentes agências estudadas, cujo porte, histórico, estrutura e proposta de atuação são distintos, analisando-se as variadas práticas organizacionais para troca e compartilhamento de conhecimento, tanto interno quanto externo. Embora equipamentos e tecnologias tenham sido ressaltados como necessários para as tarefas diárias, evidenciou-se que o convívio social é o principal aspecto do ambiente de trabalho, possibilitando as interações entre profissionais com especialidades distintas e possibilitando o fortalecimento da capacidade absortiva.

Biografia do Autor

Caroline Esther Buss, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade Feevale

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração na UFRGS.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social. Coordenador do Mestrado em Indústria Criativa, Professor dos Cursos de Comunicação e Jogos Digitais da Universidade Feevale

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Buss, C. E., Theis, V., Schreiber, D., Machado, R. E., & Pinheiro, C. M. P. (2019). ANÁLISE DA CAPACIDADE ABSORTIVA NO PROCESSO CRIATIVO. Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/642