ESTUDO DE CASO: INFLUÊNCIAS DA AGENDA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NA CURADORIA DE CONTEÚDO DA REDE CÓMO VAMOS SOB A ÓTICA DOS CURADORES
DOI:
https://doi.org/10.48090/ciki.v%25vi%25i.776Palavras-chave:
Curadoria de conteúdo; gestão do conhecimento; agenda dos meios de comunicação.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar influências da agenda dos meios de comunicação nas práticas de Curadoria de Conteúdo da Rede de Cidades Cómo Vamos, em cinco cidades da Colômbia, sob o ponto de vista dos curadores. A rede Cómo Vamos estimula a participação cidadã e promoção da qualidade de vida, por meio de Curadoria de Conteúdo no ambiente digital. A curadoria consiste na captação de dados externos, recontextualização e compartilhamento das informações em mídias sociais e imprensa, como insumo para a tomada de decisão de cidadãos e governo. A pesquisa qualitativa consiste em um estudo de caso único integrado, em torno da área de Curadoria de Conteúdo digital de cinco unidades da rede de cidades. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas por videoconferência com cinco coordenadores de Comunicação da organização. A rede influencia e sofre influência da agenda dos meios de comunicação por vínculo institucional; por cultura profissional dos jornalistas do programa; pelo suporte no fator atualidade; pelo suporte em conteúdos existentes para gerenciar a informação e gerar conhecimento e, por fim, por interesses convergentes entre a agenda midiática e a agenda do público.
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