RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS

Autores

  • Júlio Cesar Zilli
  • Janini Borba
  • Fernando Locks Machado

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.988

Palavras-chave:

inovação, internacionalização, exportação, mercado internacional.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar os efeitos da aplicação de inovação e a participação e geração da inovação nas empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de  campo com abordagem quantitativa. A população foi composta por 108 empresas exportadoras pertencentes a AMREC, com a participação de 47 empresas, compondo uma amostra não probabilística. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado via Google Forms. Os resultados da aplicação de inovação foram o aumento de faturamento no que tange a área financeira, valor da marca no mercado interno e aumento da qualidade final do produto. Na participação e geração de práticas inovadoras destacaram-se o desenvolvimento de novos produtos e processos e a melhoria do suporte para os sistemas que competem as áreas da manutenção, contabilidade ou informática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Zilli, J. C., Borba, J., & Machado, F. L. (2020). RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.988