RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS
DOI:
https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.988Palavras-chave:
inovação, internacionalização, exportação, mercado internacional.Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar os efeitos da aplicação de inovação e a participação e geração da inovação nas empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo com abordagem quantitativa. A população foi composta por 108 empresas exportadoras pertencentes a AMREC, com a participação de 47 empresas, compondo uma amostra não probabilística. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado via Google Forms. Os resultados da aplicação de inovação foram o aumento de faturamento no que tange a área financeira, valor da marca no mercado interno e aumento da qualidade final do produto. Na participação e geração de práticas inovadoras destacaram-se o desenvolvimento de novos produtos e processos e a melhoria do suporte para os sistemas que competem as áreas da manutenção, contabilidade ou informática.
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