RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS

Autores/as

  • Júlio Cesar Zilli
  • Janini Borba
  • Fernando Locks Machado

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.988

Palabras clave:

inovação, internacionalização, exportação, mercado internacional.

Resumen

Este artigo tem por objetivo identificar os efeitos da aplicação de inovação e a participação e geração da inovação nas empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina. Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de  campo com abordagem quantitativa. A população foi composta por 108 empresas exportadoras pertencentes a AMREC, com a participação de 47 empresas, compondo uma amostra não probabilística. Os dados foram coletados a partir de um questionário aplicado via Google Forms. Os resultados da aplicação de inovação foram o aumento de faturamento no que tange a área financeira, valor da marca no mercado interno e aumento da qualidade final do produto. Na participação e geração de práticas inovadoras destacaram-se o desenvolvimento de novos produtos e processos e a melhoria do suporte para os sistemas que competem as áreas da manutenção, contabilidade ou informática.

Publicado

2020-11-18

Cómo citar

Zilli, J. C., Borba, J., & Machado, F. L. (2020). RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA INOVAÇÃO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.988

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.