REMEDIAÇÃO DIGITAL E COMUNICAÇÃO POPULAR EM SISTEMAS DE MENSAGENS ONLINE

Autores

  • Gabriela Abdalla UFSC
  • Richard Perassi UFSC
  • Luciane Fadel UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1243

Palavras-chave:

comunicação online, intrigas digitais, remediação popular

Resumo

As relações sociopolíticas são construídas com contação de história. Antes, a mídia de massa era controlada por poucos emissores e apenas suas mensagens eram divulgadas. Já os receptores remediavam as mensagens em conversas presenciais, telefônicas ou cartas. Por isso, antes da popularização do sistema de comunicação online, o poder popular de remediação comunicativa era reduzido. Com o uso de smartphones, há sistemas eficientes em rede online, possibilitando a comunicação interpessoal. Depois de estudar a comunicação por sistema de mensagens online, foi proposto que: a comunicação com o sistema de mensagens simula a conversação presencial, dominada por fofocas; a comunicação de grande amplitude foi remediada com as mensagens online e a comunicação é pouco qualificada e conservadora, confirmando preconceitos e comportamentos, inclusive com fake news e pós-verdades.

Biografia do Autor

Richard Perassi, UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel e Licenciado em Artes pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Realizou pós-doutorado no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa, 2015). Atualmente, é professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando nos cursos de graduação em Design e Animação, também, nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC). Anteriormente, de 1986 a 2006, foi professor de Arte e Arte Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Dispõe de amplo currículo como artista plástico, atuou como Chefe da Coordenadoria de Cultura Universitária (UFMS, 1990 a 1994) e como Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso do Sul (1999). É professor, pesquisador e produtor experiente nas áreas de Artes Visuais, Arte Educação, Comunicação, Semiótica e Design. É líder do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq). Entre outras produções, é autor dos livros: Mídia do Conhecimento: Idelas sobre Mediação e Autonomatopéia (SIGMO/UFSC, 2019); Do Ponto ao Pixel: Sintaxe Gráfica no Videodigital (CCE/UFSC, 2015) e Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimento (EDUFMS, 2005).

Luciane Fadel, UFSC

Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Em 2o Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (2007) e Pós-Doutorado em Narrativas orientado pelo Prof. Jim Bizzocchi na Simon Fraser University, Canada. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Co-lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e participa do Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e do Grupo SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde , da Universidade Federal do Maranhão.. É membro do International Reference Group (IRG) sobre o uso de digital storytelling no tratamento de pacientes em cuidados Paliativos da SFU.Tem experiência na área de Design para Experiência com ênfase em Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interação, narrativas, user experience, novas mídias e digital storytelling.

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Publicado

2022-03-16

Como Citar

Abdalla, G., Perassi, R., & Fadel, L. (2022). REMEDIAÇÃO DIGITAL E COMUNICAÇÃO POPULAR EM SISTEMAS DE MENSAGENS ONLINE. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1243