RECONHECENDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA NO ENSINO PRIVADO: UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA

UNA INVESTIGACIÓN ACCIÓN PARTICIPATIVA

Autores

  • Iara Carnevale de Almeida ICETI e PPGGCO, UniCesumar https://orcid.org/0000-0003-3587-3883
  • Erinaldo Nascimento UniCesumar, Maringá/PR
  • João Paulo Bittencourt UniCesumar, Maringá/PR
  • Jaqueline Ganassin Rosa UniCesumar, Maringá/PR

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1258

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em problema, educação tecnológica, nativo digital, gestão do conhecimento

Resumo

A educação tecnológica tem sido inserida no ambiente escolar de forma a incentivar os alunos para o desenvolvimento de novas ideias e, a partir destas, instigar o interesse em outras áreas de ensino e promover atividades colaborativas. O objetivo desta pesquisa é descrever como os alunos se adequaram ao ensino remoto, durante a pandemia da Covid-19, em um colégio privado em Maringá, no Paraná. A pesquisa é de natureza aplicada com abordagem qualitativa por meio de pesquisa descritiva. Para satisfazer os objetivos realizou-se pesquisa documental e bibliográfica com pesquisa-ação participativa e observação semiestruturada em turmas do ensino Ensino Fundamental II durante o ano letivo de 2020. Como resultado deste estudo, apresenta-se um diagnóstico sobre a evolução dos projetos desenvolvidos nesses, após adoção das metodologias ativas para aplicar letramento digital.

Biografia do Autor

Iara Carnevale de Almeida, ICETI e PPGGCO, UniCesumar

Doutora em informática pela Universidade de Évora, Portugal. Docente do Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Unicesumar, e graduação em Engenharia de Software (modalidades presencial e EaD), Unicesumar/PR. Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Bolsista Produtividade em Pesquisa do ICETI.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Carnevale de Almeida, I., Nascimento, E., Bittencourt, J. P., & Ganassin Rosa, J. (2023). RECONHECENDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA APLICADA NO ENSINO PRIVADO: UMA PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA: UNA INVESTIGACIÓN ACCIÓN PARTICIPATIVA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1258