CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO USANDO TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D EM OBRAS DE ARTE PARA O ALUNO DEFICIENTE VISUAL

Autores/as

  • Graciele Rodrigues Moreira Unicesumar - Centro de Ensino Superior de Maringá
  • Tania Regina Corredato Periotto Unicesumar - Centro de Ensino Superior de Maringá

Palabras clave:

Construção do conhecimento; compartilhamento do conhecimento; tecnología de impressão 3D; inclusão do deficiente visual;

Resumen

A interação entre as pessoas favorece o exercício de criar, compartilhar e de gerência dos conhecimentos. No âmbito escolar, isso não é diferente até porque a escola tem como propósito a reelaboração dos conhecimentos produzidos. Ao chegar à escola, os alunos trazem sua bagagem de conhecimento, habilidades, dificuldades e deficiências. Neste cenário é que se tem como objetivo, descrever como o uso da tecnologia de impressão 3D pode subsidiar o compartilhamento do conhecimento de alunos do ensino médio na reprodução de obras de artes para deficientes visuais. Trata-se de estudo de caso que ocorreu em uma escola pública da cidade de Terra Boa – PR. O resultado foi à geração de uma obra de arte no formato 3D que pode se lida pelo aluno deficiente visual, sua inclusão efetiva e participação que foi fundamental na construção e compartilhamento do conhecimento.

Biografía del autor/a

Graciele Rodrigues Moreira, Unicesumar - Centro de Ensino Superior de Maringá

PPG Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações –  Centro de Ensino Superior de Maringá (UNICESUMAR) Maringá – Brasil

Publicado

2019-11-05

Cómo citar

Moreira, G. R., & Periotto, T. R. C. (2019). CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO USANDO TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D EM OBRAS DE ARTE PARA O ALUNO DEFICIENTE VISUAL. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). Recuperado a partir de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/649