ECONOMIA CRIATIVA E FORMAÇÃO DOS AGENTES: ESTUDO SOBRE PORTO ALEGRE

Autores

  • Margarete Panerai Araujo Universidade La Salle
  • Judite Sanson de Bem
  • Moisés Waismann
  • Manolo Silverio Cachafeiro

Palavras-chave:

Formação; Porto Alegre; Empreendimentos Criativos

Resumo

Num cenário de novas perspectivas o grande desafio de formação profissional encontrou eco nos diferentes segmentos da economia criativa. Os temas abordados buscam apreender aspectos dessa orientação oportunizada pela área da cultura e da educação para orientar as instituições e a sociedade em geral. O objetivo geral foi descrever a formação dos empreendedores criativos em Porto Alegre, que estejam qualificando os seus negócios. O método de pesquisa foi qualitativo e descritivo com uso de técnicas bibliográficas e analises de dados secundários de uma amostragem não probabilista. Infere-se que a cidade de Porto Alegre apresentou uma fragmentação espacial dos empreendimentos criativos e seus resultados apontam para uma concentração nos setores gastronomia, moda; artesanato, design e artes além do desenvolvimento de software. Foi possível concluir que os empreendimentos de economia criativa se destacam com uma alta escolarização e formação.

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

Araujo, M. P., Sanson de Bem, J., Waismann, M., & Silverio Cachafeiro, M. (2019). ECONOMIA CRIATIVA E FORMAÇÃO DOS AGENTES: ESTUDO SOBRE PORTO ALEGRE. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/702