O DESIGN DE SERVIÇO E A COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE

O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E SOLUÇÕES WEB

Autores

  • Kleiton Reis UFSC
  • Jadna Saibert
  • Maria José Baldessar

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.980

Palavras-chave:

design de serviço, blueprint, comunicação com o cliente

Resumo

Em 2019, uma empresa de software brasileira enfrentou problemas com vários clientes devido à comunicação referente a um dos serviços de seu portfólio, confirmando a necessidade de melhorar a comunicação para preservar uma excelente experiência para o cliente. O objetivo deste artigo foi identificar problemas e propor melhorias no serviço de manutenção da empresa. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado através de um estudo de caso da empresa. Primeiramente, foi realizada uma revisão da literatura, a fim de apoiar os conceitos de design de serviço e comunicação com o cliente, bem como traçar sua relação. Em seguida, o público interno e os clientes foram entrevistados; depois disso, o processo Blueprint foi aplicado, com o objetivo de identificar e implementar as melhores soluções para os problemas mapeados. Como principais resultados, propomos algumas soluções para a empresa resolver os problemas que mapeamos.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Reis, K., Saibert, J., & Baldessar, M. J. (2020). O DESIGN DE SERVIÇO E A COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE: O CASO DE UMA EMPRESA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E SOLUÇÕES WEB. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.980

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