PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

  • Bruna Hernandes Scarabelli Acadêmica do Programa de Pós Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Rejane Sartori
  • Cláudia Herrero Martins Menegassi

Resumo

Gestão do Conhecimento é uma área de estudos recente, multidisciplinar, cujo objetivo é contribuir para o aumento do desempenho organizacional. Compreender sua adoção pelas empresas se mostra necessário, principalmente nas pequenas e médias empresas (PMEs), que representam a grande maioria em nosso país. Desta forma, esta pesquisa identificou na literatura práticas de gestão do conhecimento que apoiam a competitividade dos negócios em PMEs. A pesquisa configura-se como bibliométrica, descritiva e bibliográfica, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de pesquisa nas bases de dados. Os resultados mostram as práticas de Gestão do Conhecimento mais utilizadas em PMEs, bem como evidenciam o fato de que há escassez de trabalhos que tratam exclusivamente de práticas de gestão do conhecimento em PMEs, entendendo-se assim haver um vasto campo de estudos

Publicado
2019-11-05
Como Citar
HERNANDES SCARABELLI, Bruna; SARTORI, Rejane; HERRERO MARTINS MENEGASSI, Cláudia. PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS. Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – Ciki, [S.l.], v. 1, n. 1, nov. 2019. ISSN 2318-5376. Disponível em: <http://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/674>. Acesso em: 03 june 2020.