DESIGN THINKING: O LIVRO ILUSTRADO COMO ESTRATÉGIA PARA A INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA COM CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO

Autores

  • Ana Paula Perfetto-Demarchi Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Rita Zoéga Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriela sabino Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Hiromi Suzuki Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1354

Palavras-chave:

Crianças, Câncer, Psicoeducação, Imagem, Design Thinking

Resumo

São diagnosticados milhões de casos de câncer a cada ano, incluindo em crianças. O sucesso do tratamento depende da adesão e uma das estratégias para a adesão é o uso de livros ou manuais. O presente trabalho tem como objetivo apresentar o Design Thinking e mostrar como esse método pode contribuir para criação de um material imagético de apoio à psicoeducação. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e entrevistas com a autora do livro “Estou doente, e agora? Orientações para crianças com câncer”, com a psicóloga do Hospital do Câncer de Londrina, e com mães de pacientes com câncer. A metodologia utilizada foi o Design Thinking, o que facilitou a geração de ideias, direcionamento do projeto e trabalhar de forma conjunta com profissionais de diversas áreas do conhecimento, resultando em uma coleção de livros infantis para crianças, pais e profissionais.

Biografia do Autor

Maria Rita Zoéga Soares, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Psicologia (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo - USP (2002/Bolsista CAPES), com tese na área de Psicologia da Saúde. Foi bolsista de Pós-Doutorado duas vezes, uma no Programa de Psicologia da Universidad de Valencia - Espanha (2007/CNPq), e outra no Programa de Psicologia na Universidad Jaume I de Castellón - Espanha (2013/CAPES). Atua como professora sênior e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da UEL, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participa do Programa de Doctorado en Psicología da Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES) - Argentina. Membro do GT 54 - Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade da ANPEPP. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia Clínica e da Saúde. Atua com psicóloga clínica no Espaço Comportamental, onde oferece atendimento (presencial e online) na modalidade individual, grupo e casais. ORCID 0000-0002-6712-5209

Gabriela sabino, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2021), possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2018) com habilitação em bacharelado e formação de psicólogo. Atua como professora nos cursos de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Instituto Rhema. Também atua como psicoterapeuta analítico comportamental no Núcleo Kompass (Londrina) e na Clínica Integrada de Saúde (Ibiporã), realizando supervisão, cursos de capacitação profissional e atendimento clínico de pessoas típicas e atípicas. Também atua como psicóloga e supervisora voluntária em Clínica e Saúde no Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Estadual de Londrina (SAG-UEL), é gestora de Psicoeducação no Projeto Suporte Psicológico Covid-19 da Universidade Estadual de Londrina e psicóloga colaboradora do Projeto Cores de Londrina.

Fernanda Hiromi Suzuki, Universidade Estadual de Londrina

Concluiu o ensino médio no Colégio Universitário de Londrina. Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Perfetto-Demarchi, A. P., Zoéga Soares, M. R. ., sabino, G., & Hiromi Suzuki, F. (2023). DESIGN THINKING: O LIVRO ILUSTRADO COMO ESTRATÉGIA PARA A INTERVENÇÃO PSICOEDUCATIVA COM CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO . Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1354