DESIGN THINKING:THE ILLUSTRATED BOOK AS A STRATEGY FOR PSYCHO-EDUCATIONAL INTERVENTION WITH CHILDREN IN ONCOLOGICAL TREATMENT

Authors

  • Ana Paula Perfetto-Demarchi Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Rita Zoéga Soares Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriela sabino Universidade Estadual de Londrina
  • Fernanda Hiromi Suzuki Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1354

Keywords:

children, cancer, psychoeducation, image, design thinkig

Abstract

Millions of cancer cases are diagnosed each year, including in children. The success of treatment depends on adherence and one of the strategies for adherence is the use of books or manuals. The present work aims to present Design Thinking and show how this method can contribute to the creation of an imagetic material to support psychoeducation. Bibliographic research and interviews with the author of the book "I'm sick, now what? Guidelines for children with cancer", with a psychologist from the Hospital do Câncer de Londrina, and with mothers of cancer patients. The methodology used was Design Thinking, which facilitated the generation of ideas, project direction and working together with professionals from various areas of knowledge, resulting in a collection of children's books for children, parents and professionals.

Author Biographies

Maria Rita Zoéga Soares, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Psicologia (1983), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1999). Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo - USP (2002/Bolsista CAPES), com tese na área de Psicologia da Saúde. Foi bolsista de Pós-Doutorado duas vezes, uma no Programa de Psicologia da Universidad de Valencia - Espanha (2007/CNPq), e outra no Programa de Psicologia na Universidad Jaume I de Castellón - Espanha (2013/CAPES). Atua como professora sênior e orientadora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento da UEL, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participa do Programa de Doctorado en Psicología da Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales (UCES) - Argentina. Membro do GT 54 - Psicologia da Saúde em Instituições e na Comunidade da ANPEPP. Desenvolve pesquisas na área de Psicologia Clínica e da Saúde. Atua com psicóloga clínica no Espaço Comportamental, onde oferece atendimento (presencial e online) na modalidade individual, grupo e casais. ORCID 0000-0002-6712-5209

Gabriela sabino, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (2021), possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2018) com habilitação em bacharelado e formação de psicólogo. Atua como professora nos cursos de pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo Instituto Rhema. Também atua como psicoterapeuta analítico comportamental no Núcleo Kompass (Londrina) e na Clínica Integrada de Saúde (Ibiporã), realizando supervisão, cursos de capacitação profissional e atendimento clínico de pessoas típicas e atípicas. Também atua como psicóloga e supervisora voluntária em Clínica e Saúde no Serviço de Aconselhamento Genético da Universidade Estadual de Londrina (SAG-UEL), é gestora de Psicoeducação no Projeto Suporte Psicológico Covid-19 da Universidade Estadual de Londrina e psicóloga colaboradora do Projeto Cores de Londrina.

Fernanda Hiromi Suzuki, Universidade Estadual de Londrina

Concluiu o ensino médio no Colégio Universitário de Londrina. Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Published

2023-02-15

How to Cite

Perfetto-Demarchi, A. P., Zoéga Soares, M. R. ., sabino, G., & Hiromi Suzuki, F. (2023). DESIGN THINKING:THE ILLUSTRATED BOOK AS A STRATEGY FOR PSYCHO-EDUCATIONAL INTERVENTION WITH CHILDREN IN ONCOLOGICAL TREATMENT. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1354