O KAIZEN COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO NÍVEL OPERACIONAL DE UMA INDÚSTRIA

A CASE STUDY APPLIED AT THE OPERATIONAL LEVEL OF AN INDUSTRY

Autores

  • Vanessa de Oliveira Debiasi Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Waldemir Paulino Paschoiotto UFSC
  • Ana Maria Bencciveni Franzoni

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1361

Palavras-chave:

Inovação. Melhoria contínua. Kaizen. Gestão do Conhecimento. Condições organizacionais.

Resumo

Com o crescimento da competitividade do mercado as empresas necessitam
trabalhar com redução de custos e satisfação dos clientes, para isto recorrem a níveis de
desempenho cada vez melhores, o que pode ser obtido com o uso de programas de melhoria
contínua. Nesse contexto, a relevância deste trabalho está em estudar a influência que a
gestão do conhecimento pode exercer ao sistema produtivo, do ponto de vista de inovações,
criatividade e melhorias nos processos, além das condições organizacionais,
potencializando suas perspectivas de sucesso por meio da aplicação de um estudo de caso.
Consideramos, com base nos resultados obtidos no estudo, que os entrelaçamentos do
kaizen com a gestão do conhecimento são incentivados positivamente com o estímulo à
criatividade, inovação e melhorias contínuas, sendo essas ferramentas muito vantajosas
tanto para a organização como para seus colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

de Oliveira Debiasi, V., Paulino Paschoiotto, W., & Bencciveni Franzoni, A. M. (2023). O KAIZEN COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO APLICADO AO NÍVEL OPERACIONAL DE UMA INDÚSTRIA: A CASE STUDY APPLIED AT THE OPERATIONAL LEVEL OF AN INDUSTRY. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1361

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)