POÉTICAS DAS NOVAS MÍDIAS: UM OLHAR SOBRE A AUDIODESCRIÇÃO NA INCLUSÃO AS PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Árllon Chaves Lima Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Eliana Pereira dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Luciane Fadel Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vânia Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

narrativa, focalização, acessibilidade, deficiência visual, audiodescrição

Resumo

Este artigo apresenta a análise do trailer do filme: “Teu Mundo não Cabe nos Meus Olhos”, que se utiliza da audiodescrição como Tecnologia Assistiva (TAs) para a acessibilidade de pessoas com deficiência visual. Seu objetivo foi analisar e desconstruir o artefato (trailer do filme) a partir das poéticas das novas mídias sob as lentes da narrativa e focalização. A pergunta central deste artigo foi: como a observação e análise de um artefato audiovisual, por meio das lentes das poéticas das novas mídias, pode contribuir para a inclusão da pessoa com deficiência visual? O método usado para respondê-la foi o Close Reading ou leitura em detalhe. Os resultados apontam que audiodescrição como uma ferramenta essencial para a acessibilidade das pessoas com deficiência visual.

Biografia do Autor

Eliana Pereira dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Servidora Pública de carreira do Ministério Público Federal-MPF desde 1994. Possui graduação em Pedagogia - UDF Centro Universitário do Distrito Federal. Especialista em RH e Gestão de ONGs pela Universidade de Brasília. Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Atuou nas seguintes áreas da instituição: Gestão de Pessoas, educação e desenvolvimento profissional. Ministrou cursos de formação, capacitação e treinamento profissional para servidores do órgão nas modalidades presencial e EAD. Produz conteúdo para instituições privadas de ensino. Trabalhou na Secretaria de Comunicação Social do MPF em projetos de Educação para a Cidadania, voltados ao ensino fundamental e médio. Chefiou a área de Planejamento estratégico de Segurança Institucional de 2012 a 2016.Participou da elaboração e implementação da Política de Qualidade de Vida no Trabalho. Atualmente, desempenha suas atividades profissionais na Coordenadoria de Administração da Procuradoria da República /MPF/SC. É professora de cursos de formação profissional e produtora de conteúdo de EAD e roteirista de mídias digitais educacionais para instituições públicas e privadas. Trabalha como voluntária em uma ONG de Florianópolis em um projeto de Inovação Social.

Maria Luciane Fadel, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Comunicação Visual pela Universidade Federal do Paraná (1987), graduação em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduação em Licenciatura Em 2o Grau pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (2007) e Pós-Doutorado em Narrativas orientado pelo Prof. Jim Bizzocchi na Simon Fraser University, Canada. Atualmente é professora adjunto do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina. Co-lidera o Grupo de Pesquisa Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas e participa do Grupo de Estudo de Ambiente Hipermídia voltado ao processo de Ensino-Aprendizagem e do Grupo SAITE - Tecnologia e Inovação em Educação na Saúde , da Universidade Federal do Maranhão.. É membro do International Reference Group (IRG) sobre o uso de digital storytelling no tratamento de pacientes em cuidados Paliativos da SFU.Tem experiência na área de Design para Experiência com ênfase em Interação Humano Computador, atuando principalmente nos seguintes temas: design de interação, narrativas, user experience, novas mídias e digital storytelling.

Vânia Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciada em Matemática, com mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi professora visitante da UniversidadeFederal do Paraná no Programa de Pós-Graduação em Design (2012 - 2014). Pesquisadora da Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Presta serviço voluntário no PPEGC da UFSC. Foi bolsista em Produtividade e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora de 2009 a 2013, DT/CNPq. Coordenadora do projeto: Mídias, Tecnologias e Recursos de Linguagem para um ambiente de aprendizagem acessível aos surdos,aprovado pelo CNPq através da CHAMADA N 84/2013 MCTI-SECIS/CNPq- TECNOLOGIA ASSISTIVA / B - Núcleos Emergentes Foi bolsista do CNPq na modalidade DTI-A. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, ensino-aprendizagem, hipermidia, design de hipermídia, geometria e geometria descritiva. Coordenou, desde 1981, diversos eventos nacionais e internacionais, dentre os quais desta-se: os Congresso Nacional de Desenho, Gráphicas, Conahpas e Cinahpas. É professora titular voluntária e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. É lider, desde 2014, do Núcleo de Acessibilidade Digital e Tecnologias Assistivas registrado no CNPq. Especialista em Neurociências 2021, pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional (IDE)https://orcid.org/0000-0002-6257-0557

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Lima, Árllon C. ., Santos, E. P. dos, Fadel, M. L. ., & Ulbricht, V. R. . (2023). POÉTICAS DAS NOVAS MÍDIAS: UM OLHAR SOBRE A AUDIODESCRIÇÃO NA INCLUSÃO AS PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1492