AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO DA REITORIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Joelias Silva Pinto Júniora Universidade Federal de Santa Catarina
  • Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gertrudes Aparecida Dandolini Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Análise de Maturidade, Relato de Experiência, Inovação, Instituto Federal de Educação

Resumo

A gestão do conhecimento (GC) torna-se um elemento essencial às organizações. Por isto, este trabalho objetivou diagnosticar o nível de maturidade do sistema de gestão do conhecimento da unidade central administrativa de um instituto federal de educação no Brasil, e relatar como este diagnóstico pode contribuir para a inovação sustentável. Realizamos o diagnóstico da maturidade adaptando o modelo da APO (Asian Productivity Organization), que baseia-se nos critérios: liderança em GC, processo, pessoas, tecnologia, processos de conhecimento, aprendizagem e inovação e resultados da GC. Verificamos que os pontos fortes da instituição estão nas áreas de tecnologia e liderança, mas há oportunidades de melhoria principalmente quanto aos resultados de GC e processos de conhecimento. No âmbito geral, a instituição encontra-se no estágio de iniciação da escala de maturidade da APO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelias Silva Pinto Júniora, Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

Léa Paula Vanessa Xavier Correa de Morais, Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

Gertrudes Aparecida Dandolini, Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Júnior, J., de Morais, . L., & Dandolini, G. (2023). AVALIAÇÃO DA MATURIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO DA REITORIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: UM ESTUDO DE CASO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1530

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)