UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA SOBRE JOGOS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS: RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E TIPOLOGIA DO CONHECIMENTO PROPOSTA POR MARK BURGIN

Autores

  • Fabiana Regina Da Silva Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0009-0005-2345-0965
  • Poliana Francibele de Oliveira Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Pereira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Neri dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Revisão Integrativa, Jogos inclusivos, Surdez, teoria do conhecimento

Resumo

Resumo: Na educação inclusiva, ressalta-se a importância do uso de jogos educativos digitais inclusivos para estudantes surdos, já que esses incorporam recursos acessíveis e têm oferecido novas oportunidades para inclusão. Diante disso, este estudo propõe uma revisão integrativa (RIL) para identificar estratégias eficazes para a aprendizagem inclusiva no âmbito da surdez. Os estudos mostram que as principais propriedades descritivas do conhecimento, de Mark Burgin, podem ser aplicadas na concepção de jogos inclusivos para estudantes surdos. A análise dos dados foi combinada com técnicas bibliométricas e análise temática. Os resultados mostram estratégias utilizadas nos jogos, como diferentes mídias, adoção de linguagem clara, disponibilização de recursos digitais, navegação acessível, recursos visuais, entre outros.

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Publicado

2024-11-12

Como Citar

Da Silva, F. R., de Oliveira Pereira, P. F., Pereira, R., & dos Santos, N. (2024). UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA SOBRE JOGOS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS: RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E TIPOLOGIA DO CONHECIMENTO PROPOSTA POR MARK BURGIN. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1576

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