UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA SOBRE JOGOS DIGITAIS PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE SURDOS: RELAÇÃO ENTRE AS CARACTERÍSTICAS E TIPOLOGIA DO CONHECIMENTO PROPOSTA POR MARK BURGIN
Palavras-chave:
Revisão Integrativa, Jogos inclusivos, Surdez, teoria do conhecimentoResumo
Resumo: Na educação inclusiva, ressalta-se a importância do uso de jogos educativos digitais inclusivos para estudantes surdos, já que esses incorporam recursos acessíveis e têm oferecido novas oportunidades para inclusão. Diante disso, este estudo propõe uma revisão integrativa (RIL) para identificar estratégias eficazes para a aprendizagem inclusiva no âmbito da surdez. Os estudos mostram que as principais propriedades descritivas do conhecimento, de Mark Burgin, podem ser aplicadas na concepção de jogos inclusivos para estudantes surdos. A análise dos dados foi combinada com técnicas bibliométricas e análise temática. Os resultados mostram estratégias utilizadas nos jogos, como diferentes mídias, adoção de linguagem clara, disponibilização de recursos digitais, navegação acessível, recursos visuais, entre outros.
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