APLICABILIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores

  • Gilberto Medeiros Borges Júnior
  • Silvia Marina Rigo
  • Lilliane Josefa Orso Pinheiro
  • Cristina Keiko Yamaguchi Unesc

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v%25vi%25i.519

Resumo

Neste trabalho verificou como o setor de Tecnologia da Informação (TI) de um campus de uma instituição federal de ensino, trata o tema Gestão do Conhecimento (GC) em seus processos. Com o objetivo de identificar a situação atual da implantação de práticas de GC no setor de TI em uma instituição federal de ensino foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório que utilizou o estudo de caso como estratégia. Os resultados mostram que apesar dos esforços do setor de TI em registrar os conhecimentos do setor, o conhecimento tácito ainda prevalece, sendo necessária um trabalho maior para internalização do conhecimento, como manuais bem estruturados e divulgados para transmitir soluções simples e rápidas para vários dos problemas cotidianos de todos os setores. Constata-se que a análise em apenas um setor da instituição de ensino é um limitador para a análise da Gestão do Conhecimento. Fica como sugestão de estudos futuros, expandir o estudo aos demais setores ou ao setor de TI de todos os campuses da instituição de ensino que concretizará ou retificará os resultados obtidos nesta pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Borges Júnior, G. M., Rigo, S. M., Pinheiro, L. J. O., & Yamaguchi, C. K. (2018). APLICABILIDADE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NUMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v%vi%i.519

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)