GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE COMPETITIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento; Tecnologia da informação; Desafio.Resumo
O uso da Gestao do conhecimento (GC) e da Tecnologia da Informação (TI) como estratégia de competitividade pode contribuir na criação, transferência e uso do conhecimento nas organizações. Nesse contexto, esse trabalho objetivou conhecer o panorama dos estudos cientificos sobre GC e a TI na base de dados Scopus. Os procedimentos metodológicos adotados foram: pesquisa descritiva, bibliográfica e abordagem qualitativa. A busca sistematica foi realizada na base de dados Scopus, no período de 2010 a 2018. Como resultado, a TI foi considerada como a grande habilitadora da GC, com influência direta no manejo do conhecimento, contribuindo para a sobrevivência das organizações em ambientes altamente competitivos, sendo necessário escolher a estratégia correta para utilizar as duas áreas conjuntamente, não havendo no momento uma solução genérica para as organizações.
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DECLARAÇÃO DE CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS PATRIMONIAIS SOBRE ARTIGO PUBLICADO NOS ANAIS CIKI E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
O AUTOR, nos termos da lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, pelo presente instrumento particular, declara a quem possa interessar, que cede e transfere, em caráter universal, definitivo, irretratável, com exclusividade e a título gratuito, a totalidade dos seus direitos patrimoniais de autor sobre seu artigo publicado, no Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciki, para publicação nos anais do ciKi.
O AUTOR garante:
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Com esta cessão e transferência dos direitos patrimoniais referentes ao direito do autor, o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi e seus sucessores ficam livres de qualquer pagamento de direitos autorais ao AUTOR ou a seus herdeiros ou sucessores.
O AUTOR declara, ainda, que o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi está plenamente autorizada a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa e em todas as outras línguas, em versão impressa, em meio eletrônico, internet, para fins comerciais ou não, inclusive podendo distribuir, adaptar, criar obra derivada, ceder seus direitos a terceiros, no Brasil e/ou no exterior, incluindo, mas não limitando a fins de: ensino, estudo e pesquisa; publicação e divulgação; citação; utilização em meios de telecomunicação em geral; utilização audiovisual em geral, incluindo todas as tecnologias digitais existentes ou que venham a ser desenvolvidas no futuro, aptas ao armazenamento e reprodução de dados.
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