MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: DIAGNÓSTICO DA DIMENSÃO ADMINISTRATIVA EM UMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA, BRASIL

Autores

  • Paulo Roberto C´órdova
  • Carlos Odair Tavares Kussler
  • Patricia de Deus e Silva
  • Cristina Keiko Yamaguchi Unesc

Resumo

O conhecimento é um dos bens intangíveis importantes na contemporaneidade. Por esta razão, a gestão do conhecimento tem sido objeto de estudo e pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Um dos passos para uma gestão efetiva é obter um diagnóstico acerca do nível de maturidade de uma organização no que concerne à gestão do conhecimento. Entretanto, poucas iniciativas são observadas nesse sentido. Nesse contexto, buscou-se realizar um diagnóstico sobre o nível de maturidade em gestão do conhecimento em uma universidade do meio oeste de Santa Catarina, Brasil. Realizou-se um estudo transversal com a média gerência administrativa, por meio de um questionário fechado e impresso junto à administração pública de ensino. Realizou-se uma análise descritiva e escalar para a tabulação dos dados. Verificouse, que dentre os sete critérios base usados para a avaliação: liderança em gestão de conhecimento; processos; pessoas; tecnologia; processos de gestão de conhecimento; aprendizagem e inovação; e resultados de gestão do conhecimento, o critério mais bem avaliado para o menos bem avaliado, evidenciou-se uma diferença de dois pontos, numa escala de 0 a 23. Constatou que o nível de maturidade da gestão de conhecimento da instituição pesquisada se encontra em um bom nível de maturidade, porém, reconhecem a necessidade de gerenciar o conhecimento e implantar processos com esta finalidade em algumas áreas.

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

C´órdova, P. R., Kussler, C. O. T., Silva, P. de D. e, & Yamaguchi, C. K. (2018). MATURIDADE EM GESTÃO DO CONHECIMENTO: DIAGNÓSTICO DA DIMENSÃO ADMINISTRATIVA EM UMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE DE SANTA CATARINA, BRASIL. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/561

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)