PRÁTICAS DE GESTÃO DO CAPITAL INTELECTUAL: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA
um estudo em empresas de base tecnológica
Palavras-chave:
Intellectual Capital, Intellectual Capital Management Practices, Technology-based companiesResumo
Ativos intangíveis, como o capital intelectual, são motrizes do desenvolvimento e vantagens para as organizações. O gerenciamento destes ativos proporciona diferenciais e intensificam seu valor frente aos concorrentes. Desta forma, este artigo tem como objetivo analisar práticas adotadas na gestão do capital intelectual em empresas intensivas em conhecimento. Adotou-se como abordagem a pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, caracterizado como estudo de caso múltiplo. Os métodos utilizados para levantamento dos dados foram entrevistas em profundidade e análise de documentos. As entrevistas foram realizadas por meio de um roteiro semiestruturado, conforme teoria proposta. Foram entrevistados 11 gestores de empresas de base tecnológica, participantes da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE). Os resultados indicam que as organizações possuem gestão do capital intelectual, a partir de práticas de gerenciamento dos capitais humano, relacional e estrutural. Por se tratar de empresas com estruturas afins, muitos dos investimentos feitos para gerenciar o capital intelectual são correlatos. Características como o tempo da empresa no mercado, a experiência da alta gestão, a característica dos colaboradores e a participação ativa no cluster ACATE, influenciam a forma de gerenciar o capital intelectual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE CESSÃO E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS PATRIMONIAIS SOBRE ARTIGO PUBLICADO NOS ANAIS CIKI E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
O AUTOR, nos termos da lei n. 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, pelo presente instrumento particular, declara a quem possa interessar, que cede e transfere, em caráter universal, definitivo, irretratável, com exclusividade e a título gratuito, a totalidade dos seus direitos patrimoniais de autor sobre seu artigo publicado, no Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciki, para publicação nos anais do ciKi.
O AUTOR garante:
- Que o artigo é original, excetuando-se as citações de outras obras publicadas, desde que observadas as limitações expressas nos artigos 46 e 47 da Lei 9.610 de 19.02.1998;
- Que o artigo não contém quaisquer declarações caluniosas ou difamatórias e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual, comercial ou industrial de terceiros;
- Ressarcir prontamente o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi por quaisquer indenizações, prejuízos ou despesas que advenham em razão da quebra das garantias expressas nas alíneas 1 e 2, acima.
Com esta cessão e transferência dos direitos patrimoniais referentes ao direito do autor, o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi e seus sucessores ficam livres de qualquer pagamento de direitos autorais ao AUTOR ou a seus herdeiros ou sucessores.
O AUTOR declara, ainda, que o Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi está plenamente autorizada a utilizar o referido artigo, no todo ou em parte, editado ou integral, em língua portuguesa e em todas as outras línguas, em versão impressa, em meio eletrônico, internet, para fins comerciais ou não, inclusive podendo distribuir, adaptar, criar obra derivada, ceder seus direitos a terceiros, no Brasil e/ou no exterior, incluindo, mas não limitando a fins de: ensino, estudo e pesquisa; publicação e divulgação; citação; utilização em meios de telecomunicação em geral; utilização audiovisual em geral, incluindo todas as tecnologias digitais existentes ou que venham a ser desenvolvidas no futuro, aptas ao armazenamento e reprodução de dados.
Ficam assegurados ao AUTOR os direitos morais sobre seu artigo, inclusive a vinculação de seu nome como autor do artigo objeto desta transferência.
O AUTOR deverá sempre realizar consulta por escrito ao Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi, quando pretender qualquer tipo de utilização do seu trabalho ora cedido, obrigando-se ainda, a sempre inserir o crédito à publicação original de seu artigo, citando a referência bibliográfica completa, de modo legível e com destaque.