INOVAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS : CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING E DA LÓGICA DOMINANTE DO SERVIÇO

Autores

Palavras-chave:

Design thinking; Lógica Dominante do Serviço; serviços educacionais; ensino superior.

Resumo

O artigo discute o uso do Design Thinking (DT) para melhoria e inovação de serviços educacionais no ensino superior  utilizando como lente a Lógica Dominante do Serviço (LDS). Realizou-se uma revisão bibliográfica de estudos de caso, com consulta às bases de dados Scopus e Scielo.  Os casos foram tabulados por tipo de uso do DT, com análise de conteúdo dos que  relatavam o uso de DT com participação de alunos. Os resultados apontam para um uso pequeno do DT com participação de alunos para inovação de serviços educacionais. A análise e discussão de dados enfatiza o papel do aluno como co-criador de valor de serviços educacionais. A abordagem da inovação de serviços a partir da LDS e sua conjugação com o DT traz um novo olhar sobre a inovação do serviço das IES e contribui com o alargamento das possibilidades de uso de ambos os conceitos para apoiar processos de inovação em educação.

Biografia do Autor

Adriana Karam-Koleski, Universidade Federal de Santa Catarina

Adriana Karam Koleski é reitora do Centro Universitário Opet, com sede em Curitiba, Paraná; doutoranda em Gestão do Conhecimento no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina;  fellow de pesquisa do Laspau e do Consórcio Brasil Sthem em 2018-2019. Realiza pesquisa na área de inovação educacional, criatividade e gestão do conhecimento. 

Gregório Varvakis, Dr., Universidade Federal de Santa Catarina

Gregório Varvakis , é doutor em Manufacturing Engineering e professor titular da Universidade Federal no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, gestão do conhecimento, produtividade, melhoria contínua, tecnologia de informação e fluxo informacional. 

Alexandre Augusto Biz, Dr., Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Engenharia do Conhecimento - UFSC. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC. Pós-Doutorado Empresarial CNPq realizado no Instituto Stela (2012). Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC, 2009). Mestre em Turismo e Hotelaria (UNIVALI, 2003). É líder do Grupo de Pesquisa - TURITEC. Coordenador do Laboratório de Destinos Turísticos Inteligentes - LabDTI. Desenvolve pesquisas em Destinos Turísticos Inteligentes, Aplicações da Engenharia e Gestão do Conhecimento para o Turismo. Coordenador Geral do Seminário Brasil Espanha de Inovação Tecnológica em Turismo. 

Downloads

Publicado

2019-11-05

Como Citar

Karam-Koleski, A., Varvakis, G., & Biz, A. A. (2019). INOVAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS : CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN THINKING E DA LÓGICA DOMINANTE DO SERVIÇO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/648

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>