MÉTODO DA NEOAPRENDIZAGEM PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA : UMA PESQUISA AÇÃO NA ACADEMIA SAPIENTIA

Autores

  • Gladys Milenna Prado UFSC
  • Roberto Carlos dos Santos Pacheco UFSC
  • Patrícia de Sá Freire UFSC
  • Graziela Grando Bresolin UFSC
  • Grazieli Izidorio UFSC

Palavras-chave:

4Is; aprendizagem experiencial; método ativo; quatro pilares da UNESCO

Resumo

Um dos desafios a ser contemplado pela educação do estudante jovem-adulto e futuro profissional do século XXI é aplicar novas estratégias e práticas de ensino centradas no indivíduo que aprende. Este artigo tem como objetivo descrever os fundamentos teóricos de um novo método de ensino aprendizagem que responda aos desafios atuais da educação superior no Brasil. Para o método de pesquisa utiliza-se a pesquisa-ação no Programa do /Projeto Academia Sapientia, projeto piloto de aplicação do método. O método proposto da Neoaprendizagem consiste em aprender a aprender fazendo, reúne e integra quatro elementos encontrados na literatura: os quatro pilares da UNESCO, os 4Is, os conceitos da aprendizagem experiencial e os métodos e tecnologias ativas. O método está sendo aplicado em um projeto piloto, a Academia Sapientia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-11-07

Como Citar

Prado, G. M., Pacheco, R. C. dos S., Freire, P. de S., Bresolin, G. G., & Izidorio, G. (2019). MÉTODO DA NEOAPRENDIZAGEM PARA A INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA : UMA PESQUISA AÇÃO NA ACADEMIA SAPIENTIA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/726

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2