MAKERS COMMUNITIES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0

Uma revisão integrativa da literatura

Autores

  • Paulo Cesar Lapolli UFSC
  • Inara Antunes Vieira Willerding, Mrs Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Melissa Ribeiro do Amaral Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Gertrudes Aparecida Dandolini, Mrs Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Edis Mafra Lapolli, Mrs Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Maker Communities; Educação 4.0.

Resumo

Com a perpectiva de obter sucesso frente aos desafios do século XXI promovidas pela Industria 4.0, as empresas são impulsionadas a atingir um novo perfil de mercado. Com base nessa premissa, o presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição das maker communities no contexto da educação 4.0. Uma educação que acompanhe das mudanças de mercado, com novos modelos educacionais por meio do movimento maker na geração de conhecimentos. Para alcançar o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa caracterizada como qualitativa, exploratória e descritiva, por meio, de uma revisão integrativa da literatura posibilitando um arcabouço teórico permitindo uma análise do conhecimento empírico e teórico. Conclui-se que as maker communities permitem uma educação 4.0, visando o despertar de características essenciais para o profissional do século XXI.

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Publicado

2019-11-07

Como Citar

Lapolli, P. C., Willerding, I. A. V., Amaral, M. R. do, Dandolini, G. A., & Lapolli, E. M. (2019). MAKERS COMMUNITIES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO 4.0: Uma revisão integrativa da literatura. Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/816