GESTÃO DO CAPITAL RELACIONAL NA LÓGICA DOMINANTE DE SERVIÇO EM EMPRESAS INTENSIVAS EM CONHECIMENTO

Autores

  • Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lídia Neumann Potrich Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patsy Geraldine Balconi Mandelli
  • Paulo Maurício Selig
  • Gregório Varvakis

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.917

Palavras-chave:

Lógica Dominante de Serviço, Capital Relacional, Criação de Valor, Cocriação

Resumo

Na SDL (Service Dominant Logic) o serviço é caracterizado como objetivo central da troca econômica e o seu valor nasce das interações dos atores, que ativam e integram suas competências e capacidades, no processo de cocriação. Já o Capital Relacional (CR) diz respeito ao conhecimento existente na relação empresa e cliente, e seu valor relevante. Dessa forma, o objetivo deste estudo é compreender como a gestão do CR pode impulsionar a SDL, de empresas intensivas em conhecimentos. Para tanto, adotou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, através do estudo de casos múltiplo. A coleta de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 6 CEOs das empresas. Os resultados demonstram que as a gestão do CR pode contribuir para a cocriação de valor do serviço, na perpectiva da SDL.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

da Silva Zanuzzi, C. M., Potrich, L. N., Balconi Mandelli, P. G., Selig, P. M., & Varvakis, G. (2020). GESTÃO DO CAPITAL RELACIONAL NA LÓGICA DOMINANTE DE SERVIÇO EM EMPRESAS INTENSIVAS EM CONHECIMENTO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.917

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