CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA A EQUIDADE DOS STAKEHOLDERS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1060

Keywords:

Treinamento, Sistema de Educação Corporativa, Equidade, Gestão do Conhecimento, Universidade Corporativa em Rede

Abstract

This article aims to identify the contributions of corporate education to the equity relationship between stakeholders. It is an integrative review to analyze the existings cientific knowledge about “corporate education” and “stakeholder”. At the end, aspects related to the recognition of stakeholders, mechanisms for their involvement and participation in corporate education programs are listed. This study advances on theories and practices, considering diversity in the face of strategies developed in different contexts - infrastructure, adaptations to maintain information, communication, organizational learning processes, and development of products and services.

Author Biography

Patrícia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013) e e Mestre em EGC pelo mesmo Programa (2010). Possui graduação em Educação, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM/RJ(1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006). É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do ENGIN Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC). Atualmente, se autointitula Psicoandragoga Organizacional, como líder do ENGIN Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC).

Published

2022-03-16

How to Cite

Silva Neves, M., & de Sá Freire, P. . (2022). CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA A EQUIDADE DOS STAKEHOLDERS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. International Congress of Knowledge and Innovation - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1060