CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA A EQUIDADE DOS STAKEHOLDERS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1060

Palavras-chave:

Treinamento, Sistema de Educação Corporativa, Equidade, Gestão do Conhecimento, Universidade Corporativa em Rede

Resumo

Este artigo visa identificar as contribuições da educação corporativa para a relação de equidade dos stakeholders. Trata-se de uma revisão integrativa para análise do conhecimento científico existente sobre “educação corporativa” e “stakeholder”. Ao final, são elencados aspectos relacionados ao reconhecimento de stakeholders, mecanismos de envolvimento e participação desses nos programas de educação corporativa. Este estudo avança sobre as teorias e práticas, considerando a diversidade frente às estratégias desenvolvidas em contextos variados - infraestruturas, adaptações para manutenção de informação, comunicação, processos organizacionais de aprendizagem e desenvolvimento de produtos e serviços.

Biografia do Autor

Patrícia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2013) e e Mestre em EGC pelo mesmo Programa (2010). Possui graduação em Educação, com habilitação em Tecnologias da Educação, pela PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing pela ESPM/RJ(1987) e em Psicopedagogia pela UCB/RJ (2006). É professora do Departamento de Engenharia do Conhecimento e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do ENGIN Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC). Atualmente, se autointitula Psicoandragoga Organizacional, como líder do ENGIN Laboratório de Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional e membro dos Grupos IGTI (Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação/UFSC) e, do KLOM (Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional/UFSC).

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Silva Neves, M., & de Sá Freire, P. . (2022). CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA PARA A EQUIDADE DOS STAKEHOLDERS: REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1060