ESTUDO DE CASO LA CASA DE PAPEL: ESTRATÉGIAS CRIATIVAS DE VISUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO, MÍDIA E DESIGN THINKING NO PROCESSO DE INOVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1219

Palavras-chave:

Criatividade;, Conhecimento;, Mídia;, Design thinking;, Inovação.

Resumo

Atualmente tem se estudado muito sobre inovação. Porém, poucos estudos indicam as estratégias criativas utilizadas no processo de inovação num mundo cada vez mais globalizado e com novas mídias. O objetivo geral deste artigo é identificar tais estratégias no processo de inovação. Na discussão, evidenciam-se técnicas de criatividade que atuam como facilitadoras de processos criativos e estratégias bem como o Design Thinking. A metodologia é pesquisa bibliográfica com estratégia de Estudo de Caso. O objeto de estudo é a série La casa de papel. Assim, o artigo visa identificar e explicitar estratégias criativas que levaram o ator a tê-las para inovar em seu plano. E de que maneira isto contribui para as organizações utilizando soluções criativas para inovação. Por final, é apresentado um infográfico com as estratégias criativas no processo de inovação aberta do seriado.

Biografia do Autor

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenheiro Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Psicólogo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção, Ergonomia, pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutor em Engenharia de Produção, Engenharia do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas:engenharia do conhecimento, mídias do conhecimento, eco-ergonomia, gestão do conhecimento e ergonomia cognitiva. Líder do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência – NEDECC. Líder do Núcleo de Pesquisas em Complexidade e Cognição – NUCOG.

Downloads

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Alemsan, N., & Fialho, F. A. P. . (2022). ESTUDO DE CASO LA CASA DE PAPEL: ESTRATÉGIAS CRIATIVAS DE VISUALIZAÇÃO DE CONHECIMENTO, MÍDIA E DESIGN THINKING NO PROCESSO DE INOVAÇÃO. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1219