PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Alisson Luiz Lessak Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0245-5503
  • Dorotéa Bueno da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1175

Palabras clave:

processos de gestão do conhecimento, satisfação do trabalhador do conhecimento, instituições de ensino superior

Resumen

A gestão do conhecimento (GC) gera um maior nível de satisfação dos trabalhadores do conhecimento (knowledge worker satisfaction – KWS) por meio da implementação de fatores motivacionais, melhorando o desempenho organizacional. Apesar da presença de estudos sobre satisfação no trabalho no contexto das instituições de ensino superior (IES), poucos estudos relacionam KWS e os processos de GC. Portanto, este artigo, por meio de uma revisão da literatura, investiga a relação entre os processos de GC e a KWS no contexto das IES. Os resultados desta pesquisa podem servir como um caminho para o desenvolvimento de modelos que contribuam para tornar as IES mais empreendedoras e inovativas. As publicações permitiram verificar que esses temas ainda são pouco relacionados, tornando-se um campo desafiador para estudos futuros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2022-03-16

Cómo citar

Lessak, A. L., & Bueno da Silva, D. . (2022). PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1175