PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Alisson Luiz Lessak Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0245-5503
  • Dorotéa Bueno da Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1175

Palavras-chave:

processos de gestão do conhecimento, satisfação do trabalhador do conhecimento, instituições de ensino superior

Resumo

A gestão do conhecimento (GC) gera um maior nível de satisfação dos trabalhadores do conhecimento (knowledge worker satisfaction – KWS) por meio da implementação de fatores motivacionais, melhorando o desempenho organizacional. Apesar da presença de estudos sobre satisfação no trabalho no contexto das instituições de ensino superior (IES), poucos estudos relacionam KWS e os processos de GC. Portanto, este artigo, por meio de uma revisão da literatura, investiga a relação entre os processos de GC e a KWS no contexto das IES. Os resultados desta pesquisa podem servir como um caminho para o desenvolvimento de modelos que contribuam para tornar as IES mais empreendedoras e inovativas. As publicações permitiram verificar que esses temas ainda são pouco relacionados, tornando-se um campo desafiador para estudos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-03-16

Como Citar

Lessak, A. L., & Bueno da Silva, D. . (2022). PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E A SATISFAÇÃO DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.1175