GOVERNANÇA – UM PAPEL RELEVANTE PARA O DIAGNÓSTICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Cleverson Tabajara Vianna Engenharia e Gestão do Conhecimento – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis – Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6646-8392
  • Luciane Stallivieri Programa de Pós-graduação em Administração Universitária – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis – Brasil. http://orcid.org/0000-0002-2104-8607
  • Fernando Alvaro Ostuni Gauthier, Dr. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Florianópolis – Brasil

Palabras clave:

Checklist de Governança universitária; Internacionalização do ensino superior; consultoria em Internacionalização; gestão do conhecimento; modelos de Governança.

Resumen

A Governança nas instituições de ensino tem recebido significativos aperfeiçoamentos. Quando observada sob o prisma da gestão do conhecimento pode vir a representar um excelente instrumento para a cultura organizacional e o conhecimento organizacional. Concomitantemente, nos dias atuais, outro ponto fundamental vem merecendo destaque, que se refere ao processo de Internacionalização do Ensino Superior. O auxílio de consultores e experts pode abreviar e aperfeiçoar este processo. Surge a pregunta: Que itens devem ser verificados ao se estabelecer uma estrutura de Governança, com vistas ao processo de Internacionalização? Este trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, aprecia vários modelos de Governança e, considerando o ciclo de Gestão do Conhecimento, apresenta um checklist que permite o diagnóstico e a avaliação constante da estrutura de Governança Universitária voltada aos desafios impostos pela Internacionalização.

Publicado

2019-11-07

Cómo citar

Vianna, C. T., Stallivieri, L., & Gauthier, F. A. O. (2019). GOVERNANÇA – UM PAPEL RELEVANTE PARA O DIAGNÓSTICO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR. Congreso Internacional De Conocimiento E Innovación - Ciki, 1(1). Recuperado a partir de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/692

Artículos más leídos del mismo autor/a