INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ADOÇÃO DE UM PROGRAMA DE MENTORIAS PARA STARTUPS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DISCENTES

Autores

  • Gisely Jussyla Tonello Martins UFSC

DOI:

https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.875

Palavras-chave:

mentoria, programa de mentorias, desenvolvimento de competências, educação superior, inovação

Resumo

A mentoria tem sido considerada uma prática reconhecida pelos resultados positivos alcançados, tanto no ambiente profissional, especialmente em contextos de inovação, quanto no acadêmico. Na educação superior, estudos têm revelado que a prática da mentoria contribui para o desenvolvimento de competências dos alunos, de natureza técnica e socioemocional. Neste sentido, este caso traz o relato da experiência prática de implementação de um programa de mentorias por uma instituição de ensino superior do sul do Brasil, por meio da adoção de mentorias para startups, realizadas pessoalmente e em grupos, por um professor mentor e por alunos mentores, com foco no desenvolvimento do modelo de papel profissional e da carreira, a partir da orientação para metas de aprendizagem. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental. A coleta de dados ocorreu por observação participante e por meio de um questionário online na ferramenta Google Forms. Como principais resultados foram constatados o incremento da relação teoria e prática, além do desenvolvimento das competências dos alunos, bem como contribuição para a atuação profissional e estudantil.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

Tonello Martins, G. J. (2020). INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ADOÇÃO DE UM PROGRAMA DE MENTORIAS PARA STARTUPS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DISCENTES. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.875