AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RUMO À CULTURA DA SUSTENTABILIDADE

.

Autores

  • Ana Gabriela Bosse Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hans Michael Van Bellen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gestão do Conhecimento, Sustentabilidade, Cultura da sustentabilidade

Resumo

A importância da Educação Ambiental (EA) como ferramenta para os desafiosenfrentados atualmente, devido à crise ambiental, é amplamente reconhecida. No entanto, estaainda enfrenta diversos entraves para sua consolidação e institucionalização, sendo aGestãodoConhecimento (GC), um campo estratégico de atuação, pois envolve acriação,compartilhamento e aplicação de informações e experiências para otimizar processos eresolverproblemas. Juntas, essas áreas ajudam a criar uma base sólida rumo à culturadasustentabilidade. Com objetivo de analisar as contribuições da GC no campo de EArealizou-seuma pesquisa bibliográfica. Como resultado, percebeu-se que o campo ainda é muitopoucoexplorado, no entanto, apresenta diversas possibilidades, tendo em vista que a integraçãoentreaEA e a GC potencializa a eficácia das iniciativas sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hans Michael Van Bellen, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento do Centro Tecnológico. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina com mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Engenharia, na modalidade sanduíche, pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universidade de Dortmund na Alemanha. Realizou pós-doutorado na Universidade de Berkeley, Califórnia nos Estados Unidos. Atua como docente e pesquisador nos programas de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Contabilidade. Tem experiência na área de Gestão e Planejamento Estratégico atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, gestão da sustentabilidade, governança pública, planejamento e economia ecológica. Coordena o grupo de Pesquisa Observatório da Sustentabilidade e Governança da UFSC e participa do grupo SIADES - Sistema de Informações Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da USP e no Núcleo de Estudos em Qualidade das Informações Corporativas e Setores Regulados.

Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1993). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Foi Coordenadora de Projetos do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária e atuou no Projeto Agroinovação da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase na área ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: suinocultura e avicultura, coordenação de projetos, rastreabilidade, sistema integrado de produção, gestão ambiental, extensão rural e projetos de inovação no agronegócio. Faz parte da vertical Agtech da ACATE.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

Bosse Andrade, A. G., Van Bellen, H. M., & da Silva Zanuzzi, C. M. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RUMO À CULTURA DA SUSTENTABILIDADE: . Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1571

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)