QUAL O IMPACTO DO CHATGPT NA FACILITAÇÃO DA PROVISÃO E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO?

EXEMPLOS E CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Franz Barachini Johannes Kepler University of Linz
  • Christian Stary Johannes Kepler University Linz

Palavras-chave:

IA generativa, ChatGPT, geração de conhecimento, facilitação instrucional, suporte à aprendizagem

Resumo

ChatGPT, o chatbot generativo baseado em Inteligência Artificial, gera respostas coesas e semelhantes às humanas às entradas do usuário. O estudo apresentado analisa algumas aplicações do campo e reflete sobre as experiências da sala de aula para enriquecer nossa compreensão dos recursos do ChatGPT em vários domínios de assunto, como ele pode ser usado em ambientes educacionais e questões levantadas pelos facilitadores. As descobertas desta revisão sugerem que o uso e os efeitos do ChatGPT variam entre domínios de assunto e configurações didáticas. Embora o ChatGPT tenha o potencial de servir como um assistente para o fornecimento de conhecimento e um tutor virtual para os alunos, existem desafios substanciais associados ao seu uso. Eles incluem atribuições e avaliações e afetam projetos educacionais e ancoragem institucional.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Barachini, F., & Stary, C. . (2023). QUAL O IMPACTO DO CHATGPT NA FACILITAÇÃO DA PROVISÃO E CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO? EXEMPLOS E CRÍTICAS NA EDUCAÇÃO EM SALA DE AULA. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1419