APRENDIZAGEM COLABORATIVA E REFLEXIVA: NARRATIVAS DE UM ESTUDO DE CASO DE COMUNIDADES DE PRÁTICAS EM EMPRESA PÚBLICA DE SC

Autores

  • Rejane Costa CIASC https://orcid.org/0000-0002-8186-2483
  • Taciana Santos de Souza CIASC
  • Maria Teresa Silva Santos UDESC
  • Marcelo Silva Barcelos UFSC
  • Gabriel Vieira Ferrari CIASC

Palavras-chave:

Comunidade de Prática, Compartilhamento de Conhecimento, Colaboração reflexiva

Resumo

Práticas que buscam compartilhar conhecimento são comuns no ambiente organizacional e podem ocorrer em empresas públicas. O objetivo deste artigo é identificar o nível de compreensão a respeito de atividades que podem ser classificadas (ou não) como Comunidades de Práticas (CoPs), bem como o uso de conhecimento compartilhado para uma colaboração reflexiva, a partir do estudo de caso de uma CoP de uma empresa pública de Santa Catarina. Como método de pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa, com área da ciência empírica, onde foram elaborados dois questionários e aplicados aos participantes da comunidade analisada. Percebeu-se que a maioria dos participantes não tinha o conhecimento definido de formatos de sobre CoPs, mas associavam, intuitivamente, ao compartilhamento de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Costa, R., Santos de Souza, T. ., Teresa Silva Santos, M. ., Silva Barcelos, M. ., & Vieira Ferrari, G. . (2023). APRENDIZAGEM COLABORATIVA E REFLEXIVA: NARRATIVAS DE UM ESTUDO DE CASO DE COMUNIDADES DE PRÁTICAS EM EMPRESA PÚBLICA DE SC. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1465

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)