IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E SUBCOMPETÊNCIAS DOCENTES, EM UNIVERSIDADES INOVADORAS BRASILEIRAS PÚBLICAS

Autores

Palavras-chave:

Competências Docentes, Universidades Inovadoras, Estudo Empírico, Revisão de Literatura

Resumo

Com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento de um modelo teórico-prático para identificação de competências docentes em universidades inovadoras brasileiras públicas (UIBP). Foi enviado um questionário on-line por e-mail a 20 especialistas das 20 primeiras UIBPs no quesito inovação segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) (2019). Foram coletadas 13 respostas, permitindo chegar a um consenso deste grupo. Após análise, obteve-se um conjunto de subcompetências utilizadas para a elaboração e construção das proposições, contextualizadas em situações do dia a dia acadêmico. Embora o estudo não tenha sido desenvolvido com o intuito de elaborar cenários, mostra-se útil para auxiliar tomadores de decisão a elaborarem capacitações direcionadas de acordo com suas reais necessidades, trabalhando os pontos frágeis dos docentes facilitando o processo de melhoria contínua.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Costa, R., & Ribas Ulbricht, V. . (2023). IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E SUBCOMPETÊNCIAS DOCENTES, EM UNIVERSIDADES INOVADORAS BRASILEIRAS PÚBLICAS. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1468

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)