PRESENÇA SOCIAL

A PERCEPÇÃO DO OUTRO EM ESPAÇOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM

Autores

Palavras-chave:

ensino digital, presença social, ambientes educacionais, cibersociedade, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Resumo: A transformação da sociedade patrocinada pelas tecnologias informacionais é definida como Cibersociedade e a percepção do outro nestes espaços virtuais é denominada de presença social. O presente estudo qualitativo teve por objetivo levantar a percepção dos alunos sobre a presença social na disciplina Cibersociedade (2021-1) do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados indicam que os estudantes têm alta percepção da presença social dos professores e baixa percepção social dos colegas de turma. Esse estudo poderá contribuir para a melhoria da interatividade entre os participantes de cursos em ambientes de aprendizagem virtual e com a criação de ambientes educacionais mais solidários e colaborativos.

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

dos Santos Pereira, E., & Jose Baldessar, M. (2023). PRESENÇA SOCIAL: A PERCEPÇÃO DO OUTRO EM ESPAÇOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1487