DESIGN INSTRUCIONAL

INTERAÇÕES COM O CHATGPT

Autores

  • Anna Claudia Haskel Profissional
  • Richard Perassi Luiz de Sousa UFSC

Palavras-chave:

Recurso didático, Mídia digital, Interação on-line, ChatGPT, Inteligência artificial

Resumo

Neste artigo são descritas as características gerais sobre Design Instrucional, incluindo processos e cuidados na interação sobre o tema com o sistema artificialmente inteligente ChatGPT. Trata-se de um estudo descritivo-qualitativo e experimental. Isso porque as fontes de pesquisa foram o sistema ChatGPT, buscas na rede internet e literatura técnico-científica sobre Design Instrucional e inteligência artificial em Educação. Todavia, adotou-se o enfoque experimental na interação com o sistema.  As principais contribuições deste artigo são (I) a oferta de tópicos com aspectos positivos e negativos, como temas para a interação com o sistema ChatGPT; (II) informações sobre benefícios e problemas que devem ser considerados na interação com o sistema estudado, requerendo: (a) checagem de informações, (b) estudos em fontes técnico-científicas e (c) visão crítica sobre o viés ideológico do conteúdo ofertado.

Biografia do Autor

Richard Perassi Luiz de Sousa, UFSC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), Bacharel e Licenciado em Artes pelo curso de Educação Artística da Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Realizou pós-doutorado no Instituto de Arte e Design (IADE/Lisboa, 2015). Atualmente, é professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, lecionando nos cursos de graduação em Design e Animação, também, nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Design (Pós Design/UFSC) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC). Anteriormente, de 1986 a 2006, foi professor de Arte e Arte Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Dispõe de amplo currículo como artista plástico, atuou como Chefe da Coordenadoria de Cultura Universitária (UFMS, 1990 a 1994) e como Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso do Sul (1999). É professor, pesquisador e produtor experiente nas áreas de Artes Visuais, Arte Educação, Comunicação, Semiótica e Design. É líder do grupo de pesquisa Significação da marca, informação e comunicação organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq). Entre outras produções, é autor dos livros: Mídia do Conhecimento: Ideias sobre Mediação e Autonomia (SIGMO/UFSC, 2019); Do Ponto ao Pixel: Sintaxe Gráfica no Videodigital (CCE/UFSC, 2015) e Roteiro Didático da Arte na Produção do Conhecimento (EDUFMS, 2005).

Downloads

Publicado

2023-11-21

Como Citar

Haskel, A. C., & Perassi Luiz de Sousa, R. (2023). DESIGN INSTRUCIONAL: INTERAÇÕES COM O CHATGPT. Anais Do Congresso Internacional De Conhecimento E Inovação – Ciki, 1(1). Recuperado de https://proceeding.ciki.ufsc.br/index.php/ciki/article/view/1503

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)